Presidenciais EUA

Hoje vi as notícias sobre as presidenciais nos EUA, e devo dizer que mais uma vez me senti "loura" relativamente a este assunto. Lá pedi ao meu querido pai que me explicasse como se elege um presidente para a grande nação americana.
Depois de uma pequena explicação, percebi que os candidatos, democratas ou republicanos, teriam de "angariar" um bom número de "deputados" (na nossa gíria, claro) dos vários estados. Quem tiver mais, vai à "final", dois candidatos, republicano e democrata, e então é escolhido o futuro presidente. O que mais me desiludiu foi que este tipo de eleição é do mais injusto que pode existir, porque segundo se consta, o Bush é Presidente dos "states" tendo tido menos votos que o seu opositor. Achei uma confusão!!!
Porque se os candidatos que vão à final têm mais deputados que os outros, logo à partida nem precisavam de eleição final, porque seriam automaticamente presidentes, consoante o número de deputados...
Dai aquele país ser uma grande confusão! O que não entendo é como são capazes de dizer que é um pais livre e democrático se as suas eleições demonstram o contrário?

Afinal, afinal, o nosso país nem é assim tão confuso...quem vai para o poder é que se entusiasma com a cadeira...

Comentários

Anónimo disse…
Olá, Rita!

Tanto rancor aos States!! LOL
Já lá foste?
Olha que nós tb não somos melhores... e somos tão bem mais pequeninos!!
O que eu digo é: MULHERES AO PODER! ou já agora e pq não... NEGROS ou qq um de outra cor...
O que eu te digo é q eu já estou farta deste paisinho...
VIVA A EUROPA!! VIVA A ESPANHA aqui ao lado e bem mais desenvolvida! VIVA O MUNDO!!!
Temos de deixar de olhar só para o nosso pequenino umbigo! É o que eu digo.
Ah! E quanto mais conheço o mundo, menos gosto do meu país... é triste, mas é a realidade!
Deixem de visitar apenas Cuba, Reúbica Dominicana, Jamaica... e visitem os EUA!!!!
bj
Anónimo disse…
Olá

Olha que tanto anti-americanismo faz-te mal! ;-)
Todas as nações têm as suas virtudes, mas tb os seus defeitos!

Mensagens populares deste blogue

Escapadinha de fim de semana com muita aventura pelo meio

Bem vindo 2009!

Dia dos Namorados Parte III