E Portugal vai à final do Eurofestival da Canção!!!

Hoje vi o "Festival da Canção da Europa...do Leste". Sim porque aquele festival cada vez é mais povoado de países do Leste.
Mas atenção, agora já não existe a Europa do Leste, agora existe a "Europa". E é assim que se deve falar.

Mas uma coisa é certa...aquilo é só Moldávias, Lituânias, Repúblicas Checas, Georgias (que eu pensava ser nos States), Albânias, Sérvias, and so on, and so on, and so on...
Devido ao sistema de voto (que é super injusto!!!), as Ucrânias, as Roménias e afins votam todas nas Albânias, nas Croácias e por aí fora (países vizinhos). Assim quem ganha sempre o Festival são os paises pertencentes à Europa de Leste.

Mas isso é que se chama de união!!!! Nos antigamentes, andavamos sempre desesperados pelos votos de França (que era onde estava instalada a maior comunidade portuguesa), e dos "nuestros hermanos" espanhois (esses então nunca nos ligavam nenhuma), para podermos subir na pontuação!
Lá vinham então os 12 "points" que faziam o povo português gritar de alegria!

É que o Festival da Canção era como o Europeu de Futebol...também gritavamos "Portugal, Portugal".

Mas digo-vos uma coisa...antigamente o Festival era coisa de importância. Já a minha mãe me contava que as pessoas iam esperar os concorrentes ao aeroporto (o caso de Simone de Oliveira) para os felicitar.
Quando havia Festival da Canção, parava tudo em casa, com os olhos postos em frente ao televisor.
Havia quem fizesse promessas...
Na realidade, eu ainda tenho singles (o antigo vinil de 45 rotações) com algumas músicas do Festival. "Gengis Kan", que sempre ficou no ouvido, ou "What's another Year" (não me lembro quem cantava, sei apenas que era irlandês e ganhou dois festivais de seguida) são dois exemplos. Era muito fixe!

Depois a coisa veio a degradar-se...Portugal não passava do 12º lugar (lá ouve um ano em que a Lúcia Moniz nos deixou num glorioso quarto lugar) e depois com a entrada da nova Europa, nem sequer às finais passavamos (sim, porque o Português é uma língua muuuuuuuito difícil).

Para piorar, todos os países podiam cantar em Inglês se assim o quisessem (Boa! é que o português é a ÚNICA língua muuuuuuuito difícil de perceber). Mas continuámos firmes e hirtos, e cantámos sempre em Português, o que acho muito bem!

Agora hoje deu-se um milagre!!!! Passamos mesmo à justa para a Final do EuroFestival!!!!
Agora pergunto, como conseguimos tal feito?
- Será da quantidade de croatas, ucranianos, romenos e afins que votaram em nós por sermos o País que os acolhe? Se sim, obrigado, porque sentimos reconhecimento;
- Será das comunidades portuguesas instaladas em França, Luxemburgo, ou Suíça? Se sim, vivam os emigrantes!!!!
- Ou será que foi a Madeira que votou em peso na candidata? Não me parece, a Madeira quer ser independente de Portugal Continental, mas ainda não o é, e daí, não pode votar!

Cá para mim foi o Europeu de Futebol de 2004, que colocou Portugal no Mapa!
Aqui não existem só Figos e Ronaldos...

Comentários

nuno medon disse…
Olá! Eu nem me apercebi que ontem ia dar o Festival da Canção na Tv. Realmente é verdade.....antigamente, tvz por sermos mais pequenos ( falo por mim )´, vivíamos agarrados ao televisor a ver o Festival da Canção. Portugal ficou colocado no mapa por causa de muitos factores, segurança, culinária, hospitalidade, para os ucranianos significa melhores condições de vida..penso eu! beijos e um bom fim de semana! então o desafio?
@martasta disse…
A minha mãe também me conta isso! Era tão importante como ver a selecção! Mas digamos que os critérios de atribuição de pontos como são no festival... damos pontes aos paises vizinhos... não vamos longe assim...

bjca xL

Mensagens populares deste blogue

Escapadinha de fim de semana com muita aventura pelo meio

Bem vindo 2009!

Dia dos Namorados Parte III