Mensagem ao meu irmão Rui

Ao meu irmão:

Provavelmente a tua hora já estava marcada irmão, mas gananciosos como somos, queriamos sempre que ficasses mais um tempo...

A cada hora que passa cada vez mais sinto a tua ausência, do teu sorriso, dos teus olhos verdes, da tua alegria, da tua boa disposição, sinto a falta de tudo que existia em ti.

Eras uma alma pura encarcerada num corpo deformado e frágil que não te deixava viver nas melhores condições.

Mas fizemos tudo o que achamos melhor para ti para compensar essa falha. Levamos-te a passear, a almoçar e jantar fora, demos-te a melhor roupa (oh, como eramos vaidosos contigo), os maiores mimos e carinhos possíveis. Fomos assistir a todos os fogos de artifício possíveis e até andaste de avião. Foste feliz e fizeste-nos muito felizes e muita companhia.

Nunca mais me vou esquecer dos teus "olhos bonitos" para te poder beijar nas pálpebras, da tua "fuga" ao meu "ataque" de mimos quando vinha do trabalho, de me chamares "aite", da tua maluqueira pelos meus sofás, do teu amor aos cães, às cassetes, da tua música, e da tua paixão por tudo o que era transportes publicos.

Lembro-me perfeitamente do teu sorriso engatatão quando via uma "miuda gira", e nos deixavas completamente atrapalhados e envergonhados. Não me vou esquecer nunca do "nhinhinhi" (que era o meu carro) e que deliravas quando passeavas nele.

Mas quiseste partir...dias antes do teu aniversário.
Estou a sofrer muito, os nossos pais também, porque apesar da tua deficiência, eramos muito unidos e tu eras a nossa estrelinha, a nossa "superStar", a alegria da casa.

Por um mês vivemos juntos na minha casa, e estavas feliz! Pai, mãe, mana e mano, todos juntos. A minha casa era uma autêntico acampamento! Ficaste até que a casa nova para onde irias morar estivesse pronta.
Mas não quiseste lá ficar, nem sequer uma noite...

Quero agradecer o facto de teres sido o meu irmão, embora por tão curto espaço de tempo. Porque aprendi muito contigo. Partiste em paz.

Deixaste um vazio muito grande, maior que um buraco negro. Não sei como vai ser a vida sem ti...foram 29 anos dedicados a ti, com muito gosto e muita alegria.

Estarás junto à nossa querida avó que sempre te amou e que sempre olhou por nós. És o nosso anjo da guarda, a estrela mais brilhante do céu que iluminará sempre a nossa vida.

Em tua homenagem, publico aqui os dois quadros que pintei em 2005 da tua face e das tuas mãos.

Adeus Rui.



Comentários

nuno medon disse…
Sinto muito pela morte do teu irmão! O teu irmão havia de gostar de ler o que escreveste. As boas recordaçãoes, vão estar sempre na tua memória. beijos
Luísa R. disse…
Sinto muito pela morte do teu mano.
Nestes momentos, as palavras nunca estão à altura dos sentimentos mas, quero que saibas, podes contar comigo para o que precisares.
Um abraço forte.
Mãe Happy disse…
Lamento imenso Rita!
Nestas alturas as palavras parecem sempre ocas, pois o sofrimento está presente em toda a sua enormidade.
Beijo grande e força! Beijos para os teus pais, também!
Unknown disse…
Lamento muito a morte do teu Mano.
As palavras são ocas neste momento, mas já sabes que podes contar comigo para o que for necessário.
Beijos.
Unknown disse…
Partiu o único primo que tinha... aquele que ria com um ar malandro cada vez que me via, aquele que ficava envergonhado quando lhe pedia um beijinho. Nunca mais vou esquecer quando diziam: "Olha, a Andreia, Rui" e ele retribuia com um simples "Epahhhh". Não consigo nem começar a imaginar a tua dor, prima. O vazio que deve ser, a falta que ele te faz. Mas, tal como tu, acredito que ele está num lugar melhor, onde não sente dor, nem desconforto, onde o corpo dele já não é deficiente. Imagino-o a olhar cá para baixo com a colher na boca e a cassete enfiada na colher, a rir porque é assim que me vou lembrar sempre dele.

Qualquer coisa que precises, estamos aqui.

Adeus, primo malandreco.

Andreia
Anónimo disse…
Olá, Rita,

Conhecemo-nos em 2004, numa viagem à Turquia, lembraste? Nunca conheci pessoalmente o Rui, teu irmão, mas vi e pude mesmo sentir o enorme carinho que sentias por ele!
Li, com muita emoção (e, acredita, ainda estou a chorar...)a tua mensagem para ele e podes crer que ele está em paz, junto de Deus, pois as pessoas como o teu irmão, que sofreram... terão, certamente um lugar no Paraíso!
Também eu tenho uma irmã e sei, pois, como de deves estar a sentir! É certamente muito doloroso, mas também deve bom receber estas mensagens de conforto, nestes momentos tão duros de viver...
Apesar da distância, já sabes que podes sempre desabafar comigo... e pq n aparecer??
Beijos e mta força!
Anónimo disse…
Amiga, foi a mais linda homenagem que li/ouvi!!! O teu irmão está certamente orgulhoso da Mana que possui, como eu estou orgulhosa por ser tua amiga e "mãe adoptiva"! Beijinhos meus e das meninas!
nuno medon disse…
Beijos e as melhoras para ti e para os teus Pais! Um Abraço. bjs
Turma G2, ESGB disse…
Acordei:
um espírito bom e inocente habita uma das tuas cidades.

Um grande beijinho
Rita
Anónimo disse…
Linda a vida está aqui para ti, com energia e podes contar com quem te quer bem, e te pode acompanhar nessa caminhada... Beijinho
Anónimo disse…
Linda descanso a espreita dia 4...5 e 6... espera por nós.
Anónimo disse…
Olá!!! Rita, tudo na vida tem o seu tempo, mas sorri, rasga um sorriso nessa tua face e verás que onde o teu irmão está, dirá; essa é a minha Nana, quero-te ver sempre a sorrir, encarar a vida...
Beijos, destes que que estão aqui para o que der e vier, se precisares de algo sabes onde nós encontrar.
Jacinto e Nanda
...uma viajante, disse…
A todos que perderam o seu tempo para me enviar estas palavras de apoio e alento, um grande abraço e um grande, grande obrigado!

Mensagens populares deste blogue

Escapadinha de fim de semana com muita aventura pelo meio

Bem vindo 2009!

Dia dos Namorados Parte III