Falecimento

Hoje foi o funeral da minha avó paterna. Não sei o que dizer...a minha avó era muito boa pessoa, mas a minha ligação com ela era muito distante. Não a compreendia. Era Testemunha de Jeová e servia muito fervorosamente o seu culto à 40 anos. Não era chata nesse aspeto. Não nos obrigava a seguir o seu culto, embora por vezes me desse a ler livros que tinham imagens bem bonitas. E como gostava de ler, lia tudo de uma ponta à outra e gostava imenso. Foi uma forma simplificada e subtil de aprender mais sobre a Bíblia. Mas nunca segui. E a minha avó lá estava...calada, no seu mundo, lá foi vivendo. O meu avô faleceu, ela foi para um lar, o meu irmão faleceu e ela continuava no lar...foi definhando, o corpo foi encolhendo, a memória falhando, e aos poucos esqueceu-se quem era e quem eram os outros. Até que se apagou a luz que ainda existia em si. Para ela tudo terminou e lá fomos nos despedir dela, numa cerimónia do culto que ela escolheu seguir. Fez-se a vontade. Duro, duro, é ver o meu pai despedir-se dela. Não houve lágrimas, mas uma grande tristeza no seu olhar...

Comentários

persiana fechada disse…
Olá. Lamento por ti e pelos teus Pais e pela tua avó, claro. não sabia que ainda tinhas avó. beijos e um abraço. força!!!
Patrícia Jorge disse…
Sinto muito que tenhas perdido a tua avó :'( ainda ontem fui comemorar os 92 anos da minha avó e pensei que tenho sorte ainda o poder fazer apesar de a ver tão pouco. Bjinhos e força!

Mensagens populares deste blogue

Escapadinha de fim de semana com muita aventura pelo meio

Bem vindo 2009!

Dia dos Namorados Parte III